BASE DAS ATAS DAS SESSÕES
Modelo Explicativo
*[Ordinária/Extraordinária] foi usado para diferir as sessões, não se deve colocá-las juntas em uma Ata.
¹ "sob a proteção de Deus" é, obviamente, um modelo explicativo relacionada à frase posterior a declaração de abertura, portanto, coloque uma se for dita







[Ata]

MODELO ATA DAS SESSÕES Brasze10
Ata da Xª Sessão [Ordinária/Extraordinária],
realizada em Xº de fevereiro de 2019.


Ao primeiro dia do mês de fevereiro, do ano de dois mil e dezenove, na Câmara dos Deputados localizada na Praça dos Três Poderes, é realizada a PRIMEIRA SESSÃO [ORDINÁRIA/EXTRAORDINÁRIA], da Primeira Legislatura. Às dezenove horas e trinta e dois minutos, o(a) Presidente da Câmara dos Deputados, [nome], declara a sessão aberta, "sob a proteção de Deus"¹, com a presença dos Deputados Federais [nomes de TODOS os Deputados que compareceram + (sigla do partido)].
Pela ordem, o(a) Deputado(a) Federal [nome] apresenta a sua primeira Proposta de [Lei/Emenda Constitucional/Emenda Regimental], de número quarenta e cinco, de dois mil e dezenove. O debate da proposta iniciou-se e foi concluí do. Após isso, foi votada a proposta que, por fim, foi REPROVADA por seis votos favoráveis, duas abstenções e doze votos contrários, com os votos dos Deputados Federais [nome de TODOS os Deputados que votaram + (sigla do partido)]. Foi dado um intervalo de 3 minutos pelo Presidente.
Após isso, o(a) Deputado(a) Federal [nome] apresentou sua Proposta de [Lei/Emenda Constitucional/Emenda Regimental], de número cinquenta, de dois mil e nove. O debate da proposta que iniciou-se às vinte horas e onze minutos e encerrou-se às vinte horas e trinta e dois minutos, foi bem intenso e com a participação dos Deputados Federais [nomes de TODOS os Deputados que solicitaram a palavra + (sigla do partido)]. O debate tomou proporções gigantescas, por conta das badernas e dos conflitos gerados pelos Deputados presentes, devido a isto, o Presidente às vinte horas e trinta e dois minutos declara um intervalo de 5 minutos para "acalmar os ânimos dos Senhores Parlamentares". Às vinte horas e trinta e sete minutos, ao findar o intervalo e reiniciar a sessão, o Presidente inicia a votação nominal, a qual os Deputados Federais [nome de TODOS os Deputados que votaram + (sigla do partido)], votaram a proposta que, por fim, foi APROVADA às vinte horas e quarenta e um minutos, por quinze votos favoráveis, zero abstenções e dez votos contrários. Foi dado após isso, mais um intervalo de cinco minutos
[prossiga os relatos de votações de propostas seguindo os moldes acima]
Ao alcançar duas horas e meia de sessão, às vinte e duas horas e dois minutos, o Presidente da Câmara declara encerrada a sessão, "sob a graça de Deus", após ter sido votadas três Propostas de Lei, duas Propostas de Emenda Constitucional e nenhuma Proposta de Emenda Regimental, as quais foram: PL de número quarenta e cinco, de dois mil e dezenove; PL de número cinquenta, de dois mil e dezenove; e PL de número quarenta e oito, de dois mil e dezenove; PEC de número sete, de dois mil e dezenove; e PEC de número oito, de dois mil e dezenove.




     [nome do secretario]     
Assinatura do Secretario
da Câmara dos Deputados